Você pode não saber, mas a eficiência jurídica pode ser medida!

Dentre os inúmeros desafios que profissionais do Direito enfrentam em seu dia-a-dia, a capacidade de demonstrar eficiência jurídica é um dos maiores. Isto porque, o Direito é conhecido pelo “depende”, “cada cabeça uma sentença”. Contudo, o que se observa no mercado atualmente é uma necessidade e cobrança cada vez maior de “números” e dados sólidos para guiar tomadas de decisão. A exemplo da escolha para contratação de um advogado,  realidade que tem imposto aos profissionais do Direito maior capacidade de gerir com precisão suas atividades, a fim de demonstrar resultados.

Retirados os exageros, de fato o universo jurídico é permeado de variáveis. A capacidade de “combinar” leis, interpretações, montar peças, é quase infinita. Entretanto, apesar destas, existem parâmetros objetivos de análise capazes de evidenciar a eficiência jurídica, como o tempo médio de duração dos processos segmentados por matéria, a quantidade média de recursos interpostos acerca de uma natureza específica de conflito, etc. Ainda, deve-se considerar a realidade de que as pessoas não são familiarizadas com todas as etapas pelas quais um processo pode passar, já que o desconhecimento sobre a área é generalizado.

Portanto, estar apto a demonstrar sua “eficiência jurídica” e viabilizar a compreensão do cliente sobre os seus serviços é o que permite advogados e empresas se diferenciarem uns dos outros, de modo a comprovar suas competências, fatores que impactam diretamente na permanência e entrada de clientes em sua carteira. E veja bem, qual profissional não almeja obter um aumento de sua clientela?

Por fim, em síntese, se por um lado, e em primeiro lugar, os serviços advocatícios devem ser realizados com qualidade para que seja possível demonstrar eficiência jurídica, em segundo, estes profissionais devem realizar uma gestão minuciosa de suas atividades para que “ao final do dia” elas sejam demonstráveis. Estamos todos com pouco tempo e toda informação que é facilmente demonstrada, atrai os olhares de quem nos avalia.

Acesse mais conteúdos aqui.