Escolha uma Página

Existe muito ainda a ideia de que o Direito é burocrático demais para ceder às inovações. Mas a realidade já é outra e podemos perceber cada vez mais uma integração entre Direito e tecnologia que trazem uma série de benefícios para o ambiente jurídico. 

Hoje, ignorar o poder da transformação digital é um erro significativo para empresas de todos os setores. As soluções tecnológicas chegaram para otimizar nossas rotinas, portanto, tornam-se aliadas fundamentais na busca por maior competitividade em meio a um mercado cada vez volátil. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para refletirmos sobre os impactos da união entre tecnologia e direito, assim como nas vantagens de sua implementação. Continue a leitura e confira! 

Relação entre Direito e Tecnologia

As tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão presentes de forma significativa em nosso cotidiano. Os sites, aplicativos e demais ferramentas chegam para agilizar e aperfeiçoar a execução das mais diversas atividades. 

Pode-se dizer, portanto, que esses recursos descomplicam a rotina de pessoas e negócios, ao passo que trazem soluções que eliminam barreiras e burocracias limitantes. Como o Direito é uma área naturalmente burocrática e muito processual, ter um aliado destes é uma vantagem e tanto. 

O setor jurídico, sejam os escritórios de advocacia ou departamentos internos de grandes empresas, lidam diariamente com um grande número de processos. Logo, administrar o acúmulo de pastas e fazer o acompanhamento de prazos e tarefas torna-se um desafio. 

A tecnologia, principalmente com os sistemas de gestão, surge como solução para transferir o sistema de organização tradicional jurídico a um ambiente virtual. Dessa forma, a organização do fluxo de atividades torna-se muito mais eficiente e otimizada. 

Introdução às legaltechs

A demanda por inovação tecnológica no setor jurídico foi tamanha que deu origem a um novo segmento de mercado, as legaltechs. Em meados de 2017, surgiram as primeiras startups com propostas de soluções tecnológicas direcionadas para os serviços jurídicos. 

A Juristec+ foi uma dessas novas startups, que surgiu também em 2017, a partir de uma necessidade do setor jurídico de administrar grandes volumes processuais. 

Então, o Direito se encontra de vez com conceitos revolucionários para a rotina do setor, como é o caso da inteligência artificial, jurimetria, chatbots, business intelligence, entre outros. 

Com os novos recursos à disposição, o setor é capaz de realizar tarefas com maior agilidade e organização, o que possibilita tomadas de decisões mais assertivas e estratégicas. 

Soluções em tecnologia no Direito

Existem diversas formas de se beneficiar da relação entre tecnologia e direito, cabe ao gestor conhecê-las e avaliar quais serão mais adequadas para seu negócio. 

Fizemos o levantamento das soluções mais comuns e estratégicas disponíveis no mercado. Veja!

Softwares para criar e analisar indicadores 

Ter capacidade de análise de dados, atualmente, é crucial para se manter competitivo no ambiente jurídico. Para isso, é necessário fazer uma leitura dos principais indicadores jurídicos, ou seja, estruturá-los de modo que eles se transformem em informação relevante. 

Afinal, informação é o pilar de uma estrutura organizacional capaz de implantar melhorias e alcançar resultados.

A informação se alia ao princípio básico de boa gestão que determina: apenas é possível melhorar o que se pode gerenciar e apenas é possível gerenciar o que se pode medir.

Já existem softwares que ajudam escritórios jurídicos a criar e analisar os indicadores de forma prática e objetiva. O Legal Metrics é uma dessas soluções, o sistema integra as mais avançadas soluções de analytics com inteligência jurídica e traz eficiência na gestão de performance de sua carteira de processos.

Com o sistema, seu negócio ganha como: 

  • Gestão de resultados processuais
  • Análise de impactos financeiros
  • Acompanhamento de indicadores financeiros

Softwares de gestão

Os softwares de gestão visam a otimização dos processos internos das empresas, tornando a rotina mais otimizada e assertiva. No que diz respeito ao Direito, essas plataformas trazem funcionalidades como:

  • Automatização de processos e prazos;
  • Armazenamento de informações de clientes;
  • Gestão de tarefas de toda a equipe;
  • Comunicação interna. 

Essa solução contribui para que sua empresa tenha um controle macro de toda a gestão. Ou seja, facilita-se a integração entre as equipes e os processos se tornam mais ágeis e eficientes. 

Na hora de escolher um software de gestão, avalie quais são as especificidades da rotina em seu escritório, como por exemplo, ter um espaço para comunicação interna é fundamental? Um acompanhamento das demandas fará diferença na rotina? Ao fazer esses questionamentos, você poderá encontrar a solução que melhor se adequa às suas necessidades.

Processos eletrônicos

O processo digital, regulado pela Lei nº 11.419/2006, diz respeito ao processo judicial elaborado/armazenado em meio eletrônico. Isto é, todas as etapas, como petições, recursos, entre outros, estão disponíveis no ambiente virtual para consulta dos envolvidos no processo. 

Com essa solução, que traz a interseção de Direito e Tecnologia, o setor jurídico ganha com otimização de tempo, uma vez que não é mais necessário se deslocar até os fóruns para acesso aos processos. Ainda, destaca-se a praticidade de poder acessar as informações de qualquer lugar, a todo momento. 

Vantagens da união entre tecnologia e Direito

  • Otimização da rotina em escritórios de advocacia e setores jurídicos; 
  • Redução de custos e erros: A falta de análise de indicadores e controle de informações podem gerar erros, como lançamentos de dados financeiros incorretos, por exemplo, o que pode representar gastos desnecessários para seu negócio; 
  • Ao eliminar burocracias, a equipe passa a focar em etapas mais estratégicas do exercício da profissão;
  • O profissional de Direito ganha uma visão mais analitica e estratégica; 
  • O setor jurídico passa a ser mais valorizado na empresa, uma vez que é capaz de colher e apresentar seus dados de forma mais dinâmica; 

A Juristec+ oferece soluções tecnológicas completas e possibilita a autonomia do advogado ao gerir seus dados. Dessa forma, seu negócio torna-se mais competitivo ao tomar decisões mais assertivas, que são baseadas em indicadores estratégicos. 

Conheça nossos serviços e usufrua dos benefícios da união entre tecnologia e Direito.